Com índices de violência cada vez mais altos, segurança nunca é demais. Por isso, questionamentos em relação a qual método recorrer, pesando suas vantagens e desvantagens, surgem. Atualmente, o monitoramento de vídeo é um dos maiores responsáveis em garantir a segurança pública, ao proporcionar a visualização e captação detalhada de quem e como conseguiu entrar no local em questão, facilitando sua detenção e condenação em seguida.
Mesmo com tantas vantagens claras, ainda há o questionamento sobre o uso de câmeras oferecer algum risco à população. E para acabar de vez com tal preconceito, desmistificaremos tudo nesse artigo.
Sobre o uso das imagem
Para que não haja desrespeito à privacidade dos cidadãos, não é permitindo o uso de câmeras de vigilância em locais que violem a intimidade das pessoas, e há leis que determinam a instalação de placas informando que o ambiente é monitorado, em diversos municípios. Além disso, as imagens são confidencias e protegidas nos termos da lei, pelo art. 5º da Constituição federal, que em seu inciso X, preceitua que “são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação”. Sendo assim, não se preocupe, há leis que não permitem o uso indevido da sua imagem.
Sobre as câmeras
Podem ser utilizadas em um estabelecimento comercial, por exemplo, o que possibilita a checagem das atividades que os funcionários realizam dentro do horário de trabalho e o que os clientes fazem nas dependências da loja, diminuindo drasticamente a quantidade de roubos e furtos, por promover certa pressão psicológica nas pessoas que cogitam cometer qualquer delito, mas desistem ao saber da possibilidade de serem incriminados, já que as imagens são armazenadas. Também serve para intimidar invasores, pichadores, depredadores e pessoas mal intencionadas que nem sequer tiveram contato com o interior do local. As imagens captadas pelas câmeras de vigilância facilitam o trabalho da polícia e vigilância pública ou privada fornecendo detalhes do crime ocorrido, além de uma possível integração com sistemas de alarmes e acesso através da internet.Como você viu, são vários os benefícios que a utilização deste equipamento traz para a segurança interna e externa ao lar.
E você, já aderiu ao monitoramento por imagens? Como está sendo sua experiência? Compartilhe conosco!