Dicas importantes para evitar roubo de automóveis

Existe um ditado popular que diz “antes prevenir que remediar”, e ele se aplica bem quando o assunto é roubo de automóveis e donos descuidados. Quer proteger seu carro? Primeiro entenda a diferença entre roubo ou furto.
Roubo ou furto?
É preciso ficar claro que roubo e furto não possuem o mesmo significado.
Quando a vítima sofre violência, ou qualquer ameaça para permitir que seu pertence seja levado, o crime é caracterizado como roubo. Já um furto, não necessariamente, podendo ser classificado em: simples e qualificado. O furto simples consiste no desaparecimento do bem em questão, sem deixar evidências. Já o qualificado ocorre quando há abuso de confiança, fraude ou danos a qualquer obstáculo que surja para que algo seja roubado.
Agora, vamos às dicas!

Cuidados ao estacionar
Seja na sua residência ou em locais públicos, ter precaução é importante para que surpresas desagradáveis não aconteçam! Esteja sempre atento ao ambiente antes de parar o veículo. Caso note alguma ação suspeita, dê uma volta no quarteirão, e se necessário, chame a polícia.
Fora de casa, opte por estacionamentos privados. Não permaneça próximo a saídas ou em lugares muito afastados e nunca deixe sua chave com funcionários destes locais. Caso esta opção não esteja disponível, procure ruas movimentadas e bem iluminadas, tanto de dia, quanto à noite, e dê preferência a vagas próximas a unidades de polícia ou de áreas monitoradas por câmeras. Caso um flanelinha pergunte quanto tempo você pretende ficar na vaga, diga que não vai demorar, pois caso seja um disfarce, ele poderá desistir ao saber que não terá tempo para a execução do plano. E sempre, sem exceções, tranque as portas do carro, até dentro de casa. Muitos meliantes se aproveitam do conforto que as pessoas sentem ao deixar seu automóvel em frente ou dentro do lar, e ao sentir uma falsa segurança, os donos muitas vezes deixam as portas destrancadas e é nesse momento que são atacados.

Invista em segurança
Há vários acessórios que podem ser utilizados pare reforçar a proteção, e que se visualizados por um ladrão, talvez até o façam desistir, portanto deixe-os bem visíveis. Os principais são:
– Películas escuras e “antivandalismo”;
– Travas de acionamento rápido;
– Alarmes acionados a distância e
– Bloqueadores.

No trânsito
Quando estiver parado no semáforo, mantenha uma distância segura de quem está a sua frente e se possível, não pare o carro totalmente, para que se algo aconteça, você possa sair facilmente. Mantenha as janelas fechadas, travas acionadas e evite interagir com comerciantes ambulantes. Sempre utilize os três retrovisores para perceber caso um suspeito se aproxime e evite ficar muito tempo no interior do veículo, no fim ou início do trajeto. Cometer estes deslizes aumentam e muito a chance de oportunistas agirem e todo cuidado é pouco na hora de garantir sua tranquilidade!

Gostou das dicas? Compartilhe com a gente!

Related posts

Deixe uma resposta

1000+ pessoas confiam na Auge Seg, está esperando o que?