A violência no Brasil tem tomado proporções alarmantes e segundo o Índice Nacional de Homicídios criado pelo G1, de janeiro a maio de 2018, o Brasil teve mais de 21 mil assassinatos, excluindo os que os Estados não divulgaram. Além disso, houve um aumento significativo no número de assaltos, estupros e latrocínios, tornando necessário o investimento da população em segurança e que empresas do ramo elaborassem métodos alternativos para a prevenção de tais eventos, como é o caso do monitoramento compartilhado. Sendo uma das estratégias que surgiram da necessidade atual, confira as características e vantagens de contratar tal serviço e se realmente vale a pena investir.
O conceito
O monitoramento compartilhado basicamente trata-se de uma rede de câmeras integradas que captam imagens e as transmitem para espectadores específicos. Utilizando o caso de um projeto para monitoramento de uma rua, são instaladas câmeras em pontos estratégicos a fim de cobrir toda a área necessária, fornecendo as imagens coletadas para todos os moradores e assim, contribuindo na prevenção e auxiliando na investigação de crimes ocorridos naquela região.
Como funciona
Para que este sistema seja implementado, é necessário que várias pessoas se reúnam e solicitem o serviço. Após a instalação, todas elas terão acesso às imagens, que são armazenadas em nuvem para permitir a consulta em tempo real ou sobre datas específicas, caso necessário. Para que um bairro monitorado funcione, é importante que a divisão de funções seja estabelecida previamente para o grupo, sendo as seguintes:
– Todos os envolvidos devem pagar uma taxa mensal para receberem o serviço;
– Duas das casas monitoradas devem fornecer acesso à internet para o sistema, sendo as duas mais extremas e
– Quanto maior a quantidade de usuários, menor o custo individual.
Benefícios
O sistema de monitoramento compartilhado oferece diversos benefícios a seus usuários, tais como:
– Maior cobertura da área monitorada, não necessitando investir em mais câmeras para possuir maior campo de visão;
– Custo mensal reduzido, pois todas as despesas geradas são divididas entre o grupo de forma proporcional;
– Moradias que forneçam recursos para que o sistema funcione, além de energia elétrica, receberão descontos nas taxas;
– Consultas às imagens gravadas podem ser feitas a qualquer momento;
– Com acesso à internet e um login, o usuário pode visualizar em tempo real as imagens caso esteja viajando e
– Criminosos evitarão a área controlada por não quererem ser reconhecidos.
Com a vizinhança unida, este recurso se torna um grande aliado de todos, pois oferece maior conforto, baixo custo e confiança entre os residentes de uma mesma rua.
E agora, pronto(a) para garantir a segurança da sua família e vizinhança? Alguma dúvida? Entre em contato conosco!